segunda-feira, 21 de abril de 2008

Nicanor Duarte admite responsabilidade histórica por derrota governista

21/04/2008 - 00h56

da Efe, em Assunção

O presidente do Paraguai, Nicanor Duarte, admitiu sua responsabilidade "histórica" na derrota do Partido Colorado após seis décadas de hegemonia no poder nas eleições gerais realizadas no domingo (20) no país.

"Eu assumirei minha responsabilidade histórica", declarou Duarte em entrevista coletiva ao destacar que pela primeira vez acontecerá em seu país uma transferência de um partido para outro "sem derramamento de sangue, sem golpe de Estado, sem revolta".

Acrescentou que o ocorrido no Paraguai, cujo histórico político é regido por distúrbios e governos de tutela militar como o da ditadura passada, "é um fato habitual nas democracias do mundo, na região, embora muitos acreditem que este episódio possa gerar alterações".

Além disso, Duarte agradeceu aos simpatizantes de seu partido e destacou o papel do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), cuja tarefa foi elogiada pelos observadores internacionais que supervisionaram a transparência das eleições.

"Como presidente da República expresso minha absoluta convicção democrática e decidido respaldo ao processo de transição que iniciaremos oportunamente" com a oposição, asseverou Duarte, que passará o poder a Lugo no próximo dia 15 de agosto.

A partir de então, Duarte liderará a futura oposição a partir do Senado, já que é líder governista desta casa legislativa.

"O coloradismo vai lutar com firmeza e integridade pela reconstrução de uma convicção serena em direção à grandeza de nossa pátria, a partir da oposição", disse.

Segundo o TSJE, o ex-bispo Fernando Lugo, de uma ampla coalizão opositora de partidos de centro-direita e de esquerda, venceu com uma vantagem de dez pontos sobre a candidata presidencial governista, a ex-ministra da Educação, Blanca Ovelar.

O vice-presidente do TSJE, Juan Manuel Morales, detalhou que Lugo obteve 40,83% dos votos e Ovelar 30,71%, apurados 92% dos resultados preliminares rápidos.

Morales acrescentou que em terceiro lugar está o general reformado Lino Oviedo, com 21,98%.

Leia mais

* Fernando Lugo vence eleições para a presidência do Paraguai
* Candidata governista reconhece vitória de Fernando Lugo no Paraguai
* Organização denuncia compra de votos
* Juiz eleitoral adverte que jornal paraguaio pode ser processado
* Substância irritante é lançada em passagem de Lugo por colégio eleitoral

Especial

* Leia mais sobre a eleição no Paraguai

Folha Online

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Chávez e Nelson Jobim vão conversar sobre criação de Conselho de Defesa

13/04/2008 - 21h36

Caracas, 13 abr (EFE).- O presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou hoje que a criação de um Conselho de Defesa Sul-americano será um dos temas a tratar com o ministro de Defesa brasileiro, Nelson Jobim, que amanhã visita Caracas.

"Estamos trabalhando no projeto para criar um Conselho de Defesa Sul-americano, e amanhã será um dos temas a conversar com o ministro da Defesa do Brasil", disse Chávez perante milhares de seus seguidores reunidos nos arredores do palácio presidencial.

O presidente informou que Jobim chegará esta noite a Caracas e amanhã manterá reuniões com ele e outros altos funcionários, sem dar mais detalhes.

Chávez disse que a criação de um organismo de defesa regional é uma "velha proposta" que seu Governo já propôs "em 1999, mas caiu no vazio e que ficou desfigurada pela (ação da) mídia e pela maquinaria imperialista".

"Se existe a Organização do Atlântico Norte (Otan), por que não poderia existir a Organização do Atlântico Sul (Otas). Nós unidos para planejar nossas próprias políticas de defesa integral (...)", disse o presidente venezuelano.

Jobim disse no dia 14 de março em Brasília, que sua proposta para a criação de um Conselho Sul-americano de Defesa se tornará realidade este ano, e que evitará conflitos como o que envolveu Equador, Colômbia e Venezuela.

O Conselho de Defesa Sul-americano servirá para fortalecer a cooperação na área militar, e para "prevenir" situações como a incursão de tropas colombianas em solo equatoriano, disse Jobim.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)

* Hugo Chávez
* Otan

UOL

terça-feira, 1 de abril de 2008

Mais antiga jóia das Américas é descoberta


Colar de contas com 4 mil anos é descoberto próximo ao Lago Titicaca, no Peru (foto: Pnas)
Dulgação Científica

01/04/2008

Agência FAPESP – Cientistas descobriram no Peru a mais antiga jóia de ouro feita nas Américas. Segundo o grupo, liderado por Mark Aldenderfer, do Departamento de Antropologia da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, o artefato foi feito há 4 mil anos.

O colar de contas é formado por nove cilindros separados por peças esféricas menores. O cilindro maior traz uma turquesa em um orifício. De acordo com os pesquisadores, o colar foi feito a partir de pepitas trabalhadas a frio com uma espécie de martelo.

“Essa descoberta dá sustentação à hipótese de que a mais antiga forma de trabalho com metais nos Andes foi a experimentação com ouro nativo”, destacaram os autores em artigo que será publicado esta semana no site e em breve na edição impressa da revista Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas).

A jóia foi encontrada ao lado de uma mandíbula de um esqueleto de um indivíduo adulto em uma cova localizada próxima a Jiskairumoko, pequeno sítio ocupado por caçadores e colhedores na bacia do Lago Titicaca, no sudeste do Peru. O local foi habitado de 3.300 a 1.500 a.C. e os pesquisadores estimam que a peça tenha sido feita em 2.100 a.C.

A produção de jóias feitas de ouro sempre esteve associada com a existência de um cenário político e social sofisticado, mas o colar encontrado no Peru aponta para outra direção. “A descoberta apóia a hipótese do advento do trabalho com ouro em sociedades relativamente simples”, afirmaram.

Segundo o estudo, a descoberta indica que o uso de jóias feitas de ouro para distinguir riqueza e poder começou antes do surgimento de sociedades complexas nos Andes.

O artigo Four-thousand-year-old year old gold artifacts from the Lake Titicaca basin, southern Peru, de Mark Aldenderfer e outros, poderá ser lido em breve por assinantes da Pnas em www.pnas.org.

Fonte: Fapesp