sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Lula se reunirá com Uribe e Chávez para falar de Farc e comércio

07/12/2007 - 14h52

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomará café da manhã na segunda-feira com seu colega colombiano Alvaro Uribe em Buenos Aires, e em seguida se encontrará com o primeiro-ministro da França, François Fillon, com a intenção de ajudar a resolver questões humanitárias sobre o conflito na Colômbia.

O porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, informou nesta sexta-feira que Lula manterá estas reuniões nos bastidores da cerimônia de posse da presidente eleita da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner.

Em Buenos Aires, o presidente brasileiro participará também da assinatura da ata de fundação do Banco do Sul, um organismo de financiamento regional integrado por países sul-americanos, acrescentou Baumbach.

Três dias depois, Lula viajará para Caracas por poucas horas para reunir-se com o presidente Hugo Chávez, em uma visita programada para a discussão de assuntos comerciais, segundo o porta-voz, com uma delegação de empresários acompanhando o presidente.

Autoridades brasileiras disseram nos últimos dias que o Brasil ofereceu seus serviços para a resolução de temas humanitários na Colômbia.

Baumbach relatou a jornalistas que o "Brasil está totalmente disposto, como o presidente Lula já disse, a fazer o possível, dentro do respeito à soberania da Colômbia e em cooperação com o governo colombiano, para resolver estas questões".

Entretanto, o porta-voz esclareceu que Lula não recebeu nenhum convite de Bogotá para uma mediação e que, caso seja recebido, "será analisado".

Recentemente, a mãe da ex-candidata presidencial colombiana Ingrid Betancourt, sequestrada pela maior guerrilha do país, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), pediu que Lula participe das negociações de libertação de sua filha e outros reféns nas mãos das forças rebeldes.

Há duas semanas, Uribe suspendeu a mediação de Chávez e de uma senadora colombiana, que buscavam um acordo humanitário pela libertação de 49 reféns das Farc.

Fonte: Folha Uol

http://noticias.uol.com.br/ultnot/brasil/2007/12/07/ult1928u5154.jhtm

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial