sexta-feira, 20 de abril de 2007

BRASIL PODERÁ IMPORTAR GÁS DA ARGÉLIA

* Irritado com o colega Evo Moraes, que se recusa a pagar preço de mercado por refinarias da Petrobras nacionalizadas por decreto em 2006, presidente diz que Brasil pode recorrer a outros fornecedores de gás.

Boliviano nega "briga" com o "companheiro Lula".(CORREIO BRAZILIENSE)

* O governo já trabalha com a hipótese de importar gás da Líbia e da Argélia, diante da crescente ameaça de desabastecimento.

A Petrobras também deve apressar investimentos na área de exploração. O fornecimento de gás natural boliviano pode ser interrompido para o Brasil, diante da radicalização que toma conta do país e da fraqueza política do presidente Evo Morales. (O GLOBO)

* Lula e Morales entram em nova rota de colisão

A disposição do presidente da Bolívia, Evo Morales, de nacionalizar as duas refinarias da Petrobras em seu país, pelo preço histórico, sem considerar os investimentos feitos pela empresa e o valor de mercado, irritou o presidente Lula, que demonstrou ter chegado ao limite da paciência com o assunto.

O mal-estar começou no encontro dos dois terça-feira, durante a Cúpula Energética Sul-Americana, na Venezuela. Ontem Lula voltou a manifestar contrariedade na reunião com o seu conselho político. E já ameaçou cortar todos os investimentos no país vizinho, caso a postura boliviana não mude.

Também foi taxativo ao afirmar que os dois países entrarão em rota de colisão. Já Morales contra-atacou, dizendo que a Petrobras quer vender 100% das ações das refinarias, mais do que o controle acionário pleiteado por seu país. A Petrobras comprou as duas refinarias em 1999, por US$ 100 milhões. (ESTADO DE MINAS)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial